quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A TERRA INABITÁVEL- Resenha


A TERRA INABITÁVEL – UMA HISTÓRIA DO FUTURO

POR: DAVID WALLACE-WELLS
CIA DAS LETRAS – 2019 – 1ª ED.


Considerado como o Best-Seller do New York Times, Terra Inabitável começa com a frase: “É pior, muito pior do que você imagina”. Nessa hora, os pelos dos braços e da nuca já arrepiam, parecendo se tratar de uma história de terror. E essa sensação se agrava no decorrer da leitura. Falando em leitura, o livro é dinâmico, com linguagem fácil de entender sem o dicionário do lado. É leve e empolgante, digno de ser devorado em pouquíssimos dias.
Muitos leitores vão achar que o autor exagerou e está sendo apenas sensacionalista, mas se pararmos para analisar os tópicos relatados, percebemos que ele não está sendo tão exagerado como se pode pensar. David Wallace-Wells, jornalista e editor da New York Magazine, dividiu o livro em quatro capítulos e alguns subcapítulos, onde tece seu raciocínio, sua pesquisa e pensamentos sobre diversos acontecimentos e consequências das mudanças climáticas, exemplificando e desenhando um cenário de filme catástrofe, que nos faz lembrar dos blockbusters que lotam salas de cinema, como o filme 2012.
O escritor descreve o que pode ocorrer com a Terra e a sua população se a temperatura subir 1,5°, 2°, 3°, 4° e mais graus. Acreditem, é horripilante só imaginar – calor extremo, colapsos político e econômico, incêndios florestais (olha eles aí), desertificação, falta de água potável, derretimento das calotas polares, migração em massa, fome, chuvas torrenciais, doenças tropicais, furacões, alagamentos, desaparecimento de cidades e até países. Não somente os pobres sofreriam, embora fossem os mais afetados, os países ricos também seriam atingidos, como os EUA, Alemanha e Inglaterra. Sei, também pensei a mesma coisa: “well done”, já que os EUA estão na lista dos países que mais prejudicam o planeta. Mas esse pensamento mesquinho e vingativo é irrelevante diante de tanto sofrimento que veríamos e viveríamos, se realmente o Sr. Wallace-Wells estiver certo.
O mais chocante é que no decorrer da leitura chega-se à conclusão de que o núcleo de toda essa catástrofe é a industrialização, o consumo desenfreado e até mesmo a tecnologia, que tanto cremos ser aliada para facilitar nossa vida. Na verdade, seremos todos culpados e colheremos o que estamos plantando.
Até o Brasil é citado, na página 97, em uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro e seu negligente e irresponsável projeto de exploração da Floresta Amazônica.
Enfim, não darei mais spoiler. Há muito ainda para usufruir do livro. A Terra Inabitável é um bom entretenimento e acredito que chega bem próximo da realidade apocalíptica a que estamos expostos, caso algo não seja feito, urgentemente, para frear a devastação de nosso planeta. Alô, Greta Thunberg.
David Wallace-Wells não é um profeta e nem vidente, talvez só quisesse nos assustar, mas não são o medo e o susto que fazem acender o alarme de sobrevivência em nossa mente? Então valeu, David.

 Por: Denise Constantino



Nenhum comentário:

Postar um comentário